Login:
Senha:
Esqueci minha senha
Dança de Salão Interacto

Perguntas & Respostas da Dança de Salão

Você está começando agora a entrar no maravilhoso mundo da dança de salão? Já faz aulas, mas ainda tem algumas dúvidas? Esclareça aqui algumas questões fundamentais sobre a prática de dança e os cursos.

  Dança de Salão é esporte?

Segundo o dicionário Houaiss, esporte é atividade física regular, que envolve treinamento metódico e respeito a certas regras e dança é o conjunto de movimentos ritmados do corpo, geralmente ao som de música. Nas academias de ginástica, é comum a prática de atividades físicas cuja estrutura fundamental é a dança, como cardio funk, aero salsa, ritmos, etc. Ainda nas academias, é comum se referir ao esporte quando há competição. Também temos competição na dança, portanto, dança pode ser considerada arte, atividade física e esporte.

  Devo fazer as minhas refeições antes ou depois das aulas de dança?

As refeições devem ser leves (massas magras, saladas, frutas, sucos naturais, etc.) e ingeridas cerca de duas horas antes das aulas. Durante as aulas deve-se ingerir um repositor hidroeletrolítico, ex.: Gatorade, que repõe líquidos e sais minerais como sódio e potássio ou água. As recomendações de ingerir alimentos leves e saudáveis valem pra todas as refeições do dia.

  É difícil aprender a dançar?

Aprender a dançar, antes de ser fácil ou difícil, é um processo de descoberta e autoconhecimento muito prazeroso. Todos podem aprender a dançar, cada um no seu próprio tempo, sem pressa, pois o caminho é tão divertido quanto o destino.

  É preciso ter atestado médico para fazer aulas de dança de salão?

É sempre recomendável que se tenha liberação médica para a prática de atividades físicas, pois nossa saúde pode se alterar a qualquer tempo. Check-ups periódicos são sempre bem vindos.

  É preciso ter um parceiro(a) para fazer as aulas?

Na Interacto nós temos uma equipe treinada para assessorar os alunos sem par enquanto naturalmente vão se inserindo no grupo e fazendo amigos.

  Em quanto tempo eu poderei dançar em um baile?

A prática é fundamental, portanto quanto mais cedo você freqüentar os bailes, maior será sua evolução. É recomendável após a primeira aula.

  Posso fazer aulas todos os dias?

Por ser uma atividade física de intensidade moderada e principalmente devido ao fato de que o controle da intensidade está nas mãos do próprio praticante, segundo seu condicionamento físico, a dança de salão pode ser praticada em média até seis vezes por semana, com um dia de descanso, principalmente de ritmos diferentes, pois quanto mais variamos os ritmos, maior será nosso repertório motor.

  Quais são as limitações físicas para a prática da dança de salão?

Não gostar de contato físico com outras pessoas, principalmente do sexo oposto, não gostar de música, não gostar de fazer amigos, ter restrições médicas, para a prática.

  Qual é a aula mais indicada para quem está começando?

A mais indicada é a que você mais gosta, porém há ritmos mais tranqüilos no começo, como forró e bolero.

  Qual é a faixa etária dos alunos de dança de salão?

Assim como em outras atividades físicas, há pessoas de todas as idades e cada vez mais a adesão de jovens.

  Qual é a idade máxima para se praticar Dança de Salão?

Em quanto à saúde permitir, não há restrição, aliás, as pessoas que continuam dançando na maturidade, apresentam muito mais disposição para as atividades do cotidiano e para aproveitar a vida.

  Qual é a idade mínima para se praticar Dança de Salão?

A partir dos 14 anos, com aval dos pais ou responsáveis.

  Qual é a roupa (calçado inclusive) mais adequada para a prática da dança de salão?

É aconselhável usar roupas leves, que permitam liberdade de movimentos. Os calçados também devem ser confortáveis e bem ajustados aos pés, é importante que possuam solados deslizantes, sem serem escorregadios. Na loja Interacto, há tanto roupas, quanto calçados adequados para dançar. Exemplo: uma roupa e calçado que sejam confortáveis para andar e subir escadas são confortáveis para dançar.

  Qual é o ritmo mais difícil para se aprender?

Prefiro evitar rotular este ou aquele ritmo de fácil ou difícil. A escolha do ritmo deve seguir principalmente o critério de preferência do aluno e se ele tiver alguma dificuldade pessoal com o ritmo, cabe ao professor, encaminhá-lo para outro que avaliem juntos, seja mais adequado.

  Qual é o ritmo mais fácil para se aprender?

Idem.

  Qual é o tempo de duração de uma aula?

Normalmente duram 90 minutos e têm uma freqüência de uma vez por semana.

  Quando há trocas de pares nas aulas eu sou obrigado a trocar também?

Se você tem o seu par, a troca é opcional, porém recomendável, a fim de ampliar suas experiências e aprendizado. Se você não tem par fixo, normalmente a troca é natural.

  Quantas vezes por semana é preciso se praticar?

De duas a seis vezes, vai depender dos seus objetivos e condição física.

  Quero ser um profissional de dança de salão. O que eu preciso?

Escolher uma escola de pessoas sérias, que não se conformem com a escassa estrutura de formação e informação da dança de salão, que seja um autodidata do ritmo que escolher para trabalhar, que procura uma formação universitária ligada a docência e que aprenda sempre sobre as pessoas mais importantes no processo ensino aprendizagem, os alunos.

  Se eu faltar em uma aula poderei repor em outro dia?

Sim, sempre orientado pelo professor, para o melhor aproveitamento da sua aula de reposição.

Dança de Salão São Paulo | Zona Norte | Casa Verde
Escola de Dança: aulas e cursos de dança de salão